top of page

 

O SEU PESO TAMBÉM É EMOCIONAL.

Escolha os seus florais de Bach, de forma fácil e rápida; e perca peso de maneira emocionalmente consistente, equilibrada e amparada, com resultados que durem!

  

Nos quilos a mais que acumulamos ao longo dos anos e por todo o corpo, guardamos dores, segredos, dificuldades, traumas, resentimentos e vantagens. Protegemo-nos de pessoas e situações que nos fizeram sentir mal ou mesmo que nos provocaram dano, abusaram de nós e nos humilharam,  retirando-nos da superfície através de camadas extra de gordura que nos permitem estar afastados e a distância segura. Ou também nos preparamos para arcar melhor com o peso da vida e suas dificuldades, criando uma couraça forte onde nada possa penetrar e um corpo robusto que tudo aguente. E por muitas dietas, exercício e estratégias que usemos, nada parece resultar porque as nossas emoções ficam desamparadas, enquanto tentamos perder peso, a todo o custo. E ainda há quem simplesmente ceda à tentação de desistir de si, e se deixe engolir pela cansaço, pelo trabalho, pela família, pelas exigências de tudo e de todos, afundando-se aos poucos num corpo cada vez maior.

 

Qualquer que seja o seu caso, não basta queimar calorias, porque a sua fome e o seu peso também são emocionais.

 

Às vezes somos impiedosas, até cruéis, connosco próprias, em vez de entender que são feridas e não caprichos; lugares imaturos e ignorantes, e não debilidade de carácter. Faz falta empatia, faz falta amor, faz falta cuidado. É preciso pegar pela mão cada quilo, honrá-lo e convidá-lo a descer as escadas até à rua, despedir-nos dele, agradecer os favores e assegurar-nos que já não serão necessários - tendo um bom plano de substituição em mente. 

Não se atiram os quilos extra pela janela, descem-se pela escada, como ajudaríamos a descer uma criança amada.

 

 

 

Esta página foi criada com a intenção de te disponibilizar o apoio emocional que os Florais de Bach oferecem, no contexto do emagrecimento. Deves escolher os teus próprios Florais. Para isso, basta seguir o passo a passo que proponho abaixo.

 

1. Não "passeie" pela lista de florais abaixo sem ter primeiro parado para sentir e para esclarecer muito bem qual é a questão que quer trabalhar. 

 A direção do movimento é "de mim para a lista" e não o contrário. Acredite, olhar para os florais como se fossem um menu vai  trazer confusão e tornar a escolha mais difícil e imprecisa. 

2. Escolha uma questão que gostaria de trabalhar, equilibrar; uma situação que a incomóda, algo na sua vida de que se quer libertar, algo seu, algo em si. Não queira escolher tudo de uma vez só. Da próxima foca-se noutro tema. Não tente misturar muitas questões num só frasco de tratamento. 

3. Tenha consigo papel e caneta, ou como tomar apontamentos.

4. Leia as descrições dos 38 florais de Bach abaixo. Foque-se em encontrar aquelas que melhor descrevem a sua situação, as suas emoções ou reações.

5. Selecione até 7 florais, no máximo. Anote a tua seleção.

 É possível que sinta vontade de selecionar muitos mais florais! Para ajudar a filtrar a sua escolha, foque-se em como se sente aqui e agora; e não caia na tentação de escolher algo que pensa que lhe falta  - "Uma pitadinha disto fazia-me mesmo bem" - porque não vai fazer efeito! Escolha antes algo que tem dentro de si e que precisa ser equilibrado!

6. Quando tiver terminado a sua seleção carregue no botão "Encomendar Preparado Personalizado", que a conduzirá para um formulário de compra onde deve introduzir os florais selecionados e os dados de compra.

7. Para receber uma pequena revisão gratuita da sua seleção, deves escrever (no formulário de compra) diante de cada floral escolhido a razão da escolha. 

Use a forma abaixo exemplificada, na qual coloca à frente do nome do floral as palavras "para" ou "porque" e descreve brevemente a razão:


 Aspen para a ansiedade.

 Mustard porque me sinto triste.


Descrições que não cumpram esta regra estão sujeitas a não receber revisão gratuita.

 

florais para emagrecer

Mimulus

Para quem sente medos específicos e fáceis de identificar face à perda de peso. 

Medo de não ser bem sucedida, medo de ficar com o corpo muito alterado e estriado, medo do efeito Yo-yo, de comprometer a sua saúde...

 

Para quem não tolera fazer exercício perto de outras pessoas por vergonha e compromete o processo devido à sua timidez e excesso de consciência de si.

Aspen

Para quem sente medos vagos e imprecisos que lhe causam ansiedade, nervosismo ou tensão relacionadas com a sensação de que algo não está bem, sem conseguir  nomear o quê.

 

Para a ansiedade relacionada ao processo de perder peso e à criação dos piores cenários possíveis, no futuro, gastando a sua energia na ansiedade e no medo de coisas que ainda não existem ou nem sequer cheguem a existir.

Rock Rose

Para quem se vê arrebatado por um medo muito intenso, tão extremo que o leva ao limite de sentir pânico ou terror. 

Pesadelos infantis ou recorrentes.

Fobias e medos paralisantes.

Red Chestnut​

Para quem sente preocupação em excesso por aqueles que ama.

E por causa desse alarmismo e necessidade ou tendência a estar muito presente na vida e nas pequenas decisões dos que ama, acaba por não encarar as suas próprias necessidades e medos e não fazer por si, o que ninguém mais pode fazer.

Cherry Plum

Para aqueles momentos em que és profundamente tentada a "mandar ao ar"  a dieta e simplesmente comer tudo o que te apetecer.

Para aqueles dias, como os da menstruação, em que o descontrole parece mais forte que nunca!

Clematis

Para quem planeia, sonha, idealiza, imagina, mas não põe as mãos na massa.

Sente-se triste, frustrada, decepcionada com a sua imagem corporal ou peso, mas não faz nada ou quase nada, e quando faz não tem consistência.

Para quem tende a procurar curas fáceis e milagrosas e deposita a sua inação em expectativas como emagrecer através da visualização ou tomando produtos milagrosos!

Pine

Para quem sofre de culpa e remorso, se

martiriza pelos erros cometidos, pelos quilos extra, pela "infração" de ontem ou  por ser "tão gorda".

 

Para pessoas que sentem culpa com demasiada frequência, mesmo quando não têm porquê se sentir assim.

Sweet Chestnut

Para quem está no limite da angústia, desespero e depressão. Sente altíssimos níveis de stress e agitação e não encontra tranquilidade.

Para quem queria desistir do seu objetivo (e de tudo o resto) mas estoicamente continua em frente.

Larch

Para quem não acredita ser capaz. 

Para a insegurança.

Para quem carrega uma tal falta de confiança no que toca as suas competências que, devido a essa insegurança, prefere nem sequer começar aquilo que crê de antemão que falhará.

Oak

Para quem vive sobrecarregado e sofre por ser "demasiado forte" mas pouco sensível às suas necessidades e limites

Para quem, secretamente, talvez tenha ganho peso para poder aguentar, para ter "caparro" suficiente para levar com tudo às costas.

Crab Apple

Para quem se sente obsecado pela limpeza, pela ordem e pela perfeição, repudiando tudo o que não espelhe estes valores.

 

Para quem odeia o que vê no espelho e chega a ser sequestrado para dentro de um "loop" mental de autorepúdio, desgosto, angústia e nojo por si.

Para quem fica em stress quando descobre um quilo a mais.

Vine

Para quem revela uma tendência ao autoritarismo desmedido, à falta de empatia e a uma implacável frieza de carácter.

 

Se este for o teu caso, será que estes traços, esta dureza de carácter também é aplicada a si? É tão autoritária e "má" consigo como é com os outros? Qual é a narrativa dentro da sua cabeça? Será que também lhe falta coração?

Vervain

Para quem sente que a sua natureza intensa e "descalibrada" por vezes o prejudica.

Podendo desequilibrá-lo a vários níveis, por exemplo, trabalhando demais, dormindo de menos e por consequência, vingando os seus desequilíbrios na comida.

Beech

Para quem se reconhece demasiado irritável e intolerante devido à pressão emocional causada pelas "restrições alimentares", ou porque essa é a sua tendência natural!

 

Chicory

Para quem sente carência e dor por não receber suficiente atenção da parte de quem ama, ou por sentir que não lhe é dado o amor que merece.

Para momentos de fragilidade e carência emocional ao longo da jornada de emagrecimento.

Rock Water

Para quem sofre porque a sua inflexibilidade, impecabilidade e rigidez o priva de partilhar com os outros certos momentos e prazeres.

Para quem está um pouco "obsecado" com a alimentação, nesta fase e tende não só a não flexibilizar como a perder oportunidades de conexão por não se querer "perder" a si mesmo.

 

Centaury

Para quem precisa aprender a dizer não aos outros e sim a si próprio,  a se nutrir e a se ter em consideração.

Para quem tende a procurar ser valorizado (importante, relevante, útil) porque no fundo dúvida de ser amado.

Para quem tende a ter uma natureza gentil, prestável e a colocar-se em segundo plano para satisfazer os outros. 

Walnut

Para quem precisa ajuda para se sentir adaptado, satisfeito, receptivo e resiliente no grande processo de mudança que é a perda de peso.

Para quem beneficiaria de apoio na tarefa de se "reinventar", de construir um novo Eu, de aproveitar o processo físico da perda de peso para se transformar a nível interno.

Potencializador de mudanças.

Scleranthus

Para quem sofre de indecisão momentânea ou como traço de carácter, hesitando constantemente entre opções quando tem de escolher e consumindo nisso a sua energia.

Para quando a indecisão também se expressa como peso flutuante, um quilo que "anda para cá e para lá". 

Para quem ainda não saltou de pés juntos para dentro do processo de emagrecimento.

Wild Oat

Para quem se sente insatisfeito com o que tem entre mãos, sabe que quer outra coisa mas não sabe o quê.

 

Por exemplo, que tipo de exercício fazer, que tipo de dieta levar a cabo, ou simplesmente como operar as mudanças no seu estilo de vida que o vão realmente levar a perder peso.

Cerato

Para quem precisa ajuda para se sentir adaptado, satisfeito, receptivo e resiliente no grande processo de mudança que é a perda de peso.

Para quem beneficiaria de apoio na tarefa de se "reinventar", de construir um novo Eu, de aproveitar o processo físico da perda de peso para se transformar a nível interno.

Potencializador de mudanças.

Star of Bethlehem

Para quem traz um trauma  associado ao peso. Para quem não só está a perder quilos mas também a soltar dores, traumas, coisas que ficaram "mal arrumadas" e criaram necessidade de se proteger pelo peso extra.

Para quem sofreu de bullying, abuso em todas as suas formas ou outras situações que possam ter tomado expressão no corpo, na forma de sobrepeso.

Willow

Para quem sofre de ressentimento e rancor, considerando-se vítima de situações que o superam e sobre as quais crê não deter nenhum poder.

Para quem acredita que engorda só de olhar para um bolo! Ou acha que não teve sorte, que não foi agraciado e tende a posicionar- se emocionalmente como uma vítima, quando o tema é o seu peso. Autocomiseração.

Elm

Para quem se encontra naqueles momentos na jornada da perda de peso em que apetece desistir por sobrecarga, em que o que até aqui era relativamente fácil ou possível de fazer, dá "curto-circuito" no cérebro e parece impossível de levar a cabo.

 

Heather

Para quem se apercebe que vive muito só e centrado em si e que tem uma enorme necessidade de falar, de se comunicar.  Porém, o seu discurso é desatento, egocentrado e unilateral, afugentando o outro. 

Para quem come para tapar o buraco da solidão.

Impatiens

Para quem tem um ritmo rápido, ágil e perspicaz e por impaciência não se consegue comprometer com o processo de perda de peso.

Para os momentos em que a impaciência te tortura e querer tudo para ontem parece poder arruinar o processo.

Water Violet

Para quem gosta de estar só mas por vezes sofre de desconexão com os outros, sente dificuldade em interagir e socializar, o que desemboca num sentimento de solidão

Para aqueles que se sentem sozinhos no seu desafio de emagrecer, como extraterrestres.

Hornbeam​

Para quem tem tendência a procrastinar ou a  sentir forte cansaço mental

Para quem hesita, procrastina ou adia o exercício ou até o seu compromisso com a perda de peso, porém quando começa, vai com energia e descobre que afinal não estava tão cansado como parecia.

Para quem adia seja por perguiça, por medo ou angústia velada do desconforto do processo.

Ajuda a partir para a ação.

 

Gentian

Para quem se reconhece críticopessimista,  racional  e com tendência a baixar os braços e desabar face à menor contrariedade. 

Para a tendência durante o processo a queixar-se e a reclamar demais, a nunca estar satisfeita ou em paz porque a sua atenção se foca muito mais nos problemas e dificuldades do que nas possíveis soluções.

E quando deveria persistir desiste, por falta de resiliência.

 

Gorse

Para quem sofre de descrença absoluta e acha que o seu peso não tem solução, que é genética ou má sorte e nunca vai mudar.

Para quem aceita sem lutar e sem fé de mudança, doenças crónicas e sobrepeso, e faz dieta apenas para satisfazer os outros - no fundo não acreditando que funcione.

Honeysuckle

Para quem vive preso ao passado, ao corpo que tinha, à vida que tinha, ao bikini que usava, a como era bom antes e como nunca mais será assim.

Ou talvez para quem já foi obeso e hoje, apesar de continuar a desejar perder peso, não se consegue libertar da necessidade constante de visitar o passado, mesmo que desagradável.

Chestnut Bud

Para quem sente que comete os mesmos erros ou se encontra repetidamente na mesma situação e não aprende com a experiência por não estar atento ou totalmente presente. Quebra de padrões.

Para quem deseja avidamente conseguir estabelecer certos hábitos, fortalecer certas aprendizagens, e mudar de uma vez por todas.

White Chestnut

Para quem repete mentalmente os seus pensamentos sem conseguir parar e gasta parte da sua energia neste processo obsessivo e desgastante.

Para quem se sente mentalmente consumido pelo disco riscado do "Estou gorda" e não consegue calar a conversa interior.

Wild Rose

Para quem congelou as suas emoções em relação ao corpo, ao peso e ao que deseja da vida, numa espécie de apatia e desinteresse, para não sofrer. 

Para os momentos em que o corpo parece não reagir aos nossos esforços.

Mustard

Para quem sente tristeza, com ou sem motivos, muita ou pouca. Carregando uma sensação de melancolia ou depressão ligeira. E sentindo que grande parte dessa dor está ligada à sua auto-imagem, à sua história de auto-imagem, ao seu corpo ou ao seu peso.

 

Olive

Para quem se reconhece física, mental ou emocional exausto, num nível de cansaço intenso ou até convalescente.

Quando a pessoa continua a fazer as suas tarefas apesar do grau de exaustão e precisa, 

no mínimo, de uma revitalização!

Holly

Para quem tem o coração ferido e sente ódio, raiva, ímpeto de violência, desejo de vingança, ciúme, inveja, suspeita ou desdém em relação a alguém ou aos outros.

Para quando estas emoções intensas parecem estar somatizadas, "vivendo" nos quilos extra.

 

 

 

 

 

 

Agrimony

Para quem sofre porque esconde o tempo todo aquilo que realmente sente e o atormenta sob uma aparente felicidade, como se usasse uma máscara

Para ajudar a ver, sentir, contactar com as nossas verdadeiras emoções a cada instante e a fazer uma gestão emocional saudável e não um abafar, um sufocar ou engolir. Porque abafando, engolindo, escondendo, a pessoa descompensa e acaba por procurar escape e compensação em alguma coisa, como comer!

 

 

 

 

Rescue Remedy®

Para te ajudar sempre que alguma coisa inesperada "virar o teu barco", e não tiveres o teu preparado personalizado à mão!

Para quem perde o seu centro, a sua serenidade, ao se deparar com um imprevisto, um choque, um trauma ou uma situação que provoca agitaçãoTraz presença e autodomínio.

 

bottom of page